Artigos de saúde

O Que é Bronquiectasia?

A bronquiectasia é definida como uma dilatação anormal permanente dos brônquios, mas a dilatação brônquica também ocorre na bronquite crônica. A tosse crônica e a produção de escarro são comuns às duas condições.

Microscopicamente, ambas demonstram alterações inflamatórias na parede brônquica e, embora a hiperplasia da glândula mucosa seja característica da bronquite crônica, também pode ser encontrada na bronquiectasia.

Uma distinção morfológica importante entre as duas é que a bronquite crônica é uma alteração pulmonar generalizada, ao passo que a bronquiectasia, embora possa ser relativamente disseminada, é basicamente um processo localizado.

Além disso, há algumas distinções clínicas importantes entre as duas condições. A bronquiectasia comumente começa mais cedo na vida do paciente. Pode ocorrer no não-fumante e com freqüência causa hemoptise, especialmente no adulto.

Embora possa ocorrer obstrução significativa das passagens de ar na bronquiectasia, especialmente quando avançada, os testes de função pulmonar usualmente permitem uma pronta diferenciação entre esta doença e a bronquite crônica.

Freqüentemente, a bronquiectasia e o enfisema ocorrem juntos.

Fonte: O Pulmão - 3ª Edição - 1997.

Copyright © 2000 eHealth Latin America