Saúde e Nutrição

Refrigerante pode aumentar maior risco de câncer oral

xxx

Um novo estudo, realizado na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e publicado no JAMA Otolaryngology-Head & Neck Surgery, trouxe mais uma razão para você parar de consumir bebidas adoçadas: elas podem aumentar o risco de câncer na cavidade oral.

O consumo de bebidas adoçadas, como refrigerantes e sucos industrializados, já era relacionado a outros tipos de cânceres, como o colorretal e gastrointestinal, além de outros problemas de saúde, como obesidade, diabetes e doenças nas gengivas.

No estudo, os pesquisadores partiram da análise das respostas do Nurses' Health Study I e II, iniciados em 1976 e 1989, que acompanhou por trinta anos quase 163.000 enfermeiras que a cada dois anos passaram informações sobre dados demográficos, estilo de vida e condições médicas.

A partir desse banco de dados de participantes do estudo de enfermeiras, os pesquisadores se concentraram em 124 casos relatados de câncer invasivo de cavidade oral. As enfermeiras que relataram consumir uma ou mais bebidas açucaradas diariamente tiveram um risco de 4,87 vezes maior risco de câncer de cavidade oral em comparação com aqueles que bebiam menos de uma bebida mensalmente. Quando a pessoa fumava e consumia bebidas adoçadas, esse risco era 5,46 vezes maior.

Os pesquisadores explicam que trabalham com a hipótese de que dietas com maior adição de açúcar podem contribuir para a inflamação crônica, o que pode, por sua vez, contribuir para o risco de câncer de cavidade oral.

Então, já sabe: evite bebidas adoçadas, como refrigerantes e sucos industrializados. Opte por água, sucos naturais ou chás!

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios