Saúde e Nutrição

Melatonina: o suplemento que promete ajudar a dormir melhor

xxx

Cada vez mais pessoas relatam problemas para dormir, e o sono é fundamental para manter a saúde física e mental. Pessoas que dormem mal têm maior probabilidade de desenvolver problemas como estresse, ansiedade e depressão, que, por sua vez, trazem outros impactos para a saúde geral.

Muitas dessas pessoas buscam alternativas para ajudá-las a dormir, e uma dessas alternativas é a melatonina. Este é um hormônio produzido pelo corpo e é responsável por estimular o sono. Com o passar dos anos, algumas pessoas podem ter sua liberação reduzida, e, com isso, apresentar problemas para dormir.

Nosso organismo segue o que chamamos de ciclo circadiano, que é um ritmo em que ele realiza funções ao longo do dia. Esse ciclo está diretamente relacionado com a divisão entre dia e noite, sendo que a luz tem influência direta sobre ele. Com base na quantidade de luz ambiente, o corpo libera os hormônios corretos para que a pessoa realize as diferentes atividades, como acordar e dormir.

A melatonina começa a ser liberada quando organismo percebe a falta de estímulos luminosos, e então começa a preparar as funções biológicas do organismo para a hora de dormir. Logo, a melatonina em si não promove o sono, mas vai avisando o corpo que está chegando a hora de desacelerar.

Alguns fatores podem bloquear ou reduzir a liberação do hormônio responsável pelo preparo do corpo para dormir, como o uso de medicamentos, os estímulos luminosos e a idade, e a suplementação com melatonina auxiliar a melhorar o sono. Contundo, não basta ir na farmácia e comprar comprimidos, é preciso indicação médica e também entender que o suplemento de melatonina vai agir como um estímulo para o sono, e não como o tratamento da insônia.

A melatonina não é indicada para todos, sendo que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda o uso do hormônio para crianças, lactantes e gestantes. Pessoas que fazem uso de medicamentos ou que tenham alguma enfermidade devem ter cuidado redobrado, nunca fazendo uso do hormônio sem acompanhamento médico.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios