Notícias de saúde

Melatonina pode ajudar crianças com problemas de sono

07 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). A melatonina é eficaz como opção de tratamento para distúrbios do sono em crianças. Por outro lado, os pais podem desenvolver hábitos de sono positivos em crianças através da terapia comportamental. Recente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da melatonina em crianças submetidas à terapia comportamental.

O estudo envolveu 60 crianças com idades entre 1 e 3 anos. Elas foram separadas aleatoriamente para receber tratamento com melatonina ou controle. Os pais foram ensinados a observar a higiene do sono e a terapia comportamental por meio de um método de extinção gradual.

Os resultados mostraram diferenças significativas entre os dois grupos em termos de número médio de despertares durante a noite, tempo de vigília de uma criança à noite (em minutos), horário de despertar pela manhã, tempo médio de sono à noite (em horas) e a relação entre dormir na cama dos pais e os pais permanecerem no quarto da criança após o desligamento das luzes.

O estudo concluiu que a qualidade do sono noturno no grupo tratado com melatonina foi melhor do que no grupo que não recebeu melatonina. Portanto, o tratamento medicamentoso adequado, juntamente com terapias psicológicas e comportamentais, pode ser útil para tratar distúrbios do sono.

Fonte: International Journal of Pediatrics. DOI: 10.22038/IJP.2022.65835.4963.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários