Saúde e Nutrição

Consumo de álcool aumenta risco de perda muscular

xxx

Não é segredo que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas prejudica a saúde. Agora, um estudo realizado na Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e publicado na Calcified Tissue International, indicou que beber muito aumenta o risco de perda muscular e fragilidade mais tarde na vida.

Os pesquisadores usaram dados de o Biobank do Reino Unido, totalizando mais de 200.000 pessoas com díades entre 37 e 73 anos, e descobriram que aqueles que consumiram mais álcool durante a juventude tinham menor quantidade de músculos. O consumo de álcool dessas pessoas era o equivalente a uma garrafa de vinho diariamente.

Ao dimensionarem o tamanho corporal dos participantes, considerando o consumo de proteínas e a prática de atividades físicas, os pesquisadores descobriram que, mesmo assim, aqueles que consumiram mais bebidas alcoólicas ao longo da vida tinham menor massa muscular quando comparados com as que não consumiam álcool.

“Isolda, isso quer dizer que eu não posso tomar uma cervejinha no fim de semana?”. Não é bem assim. O ideal seria realmente que não consumíssemos bebidas alcoólicas, mas pessoas saudáveis, que mantêm uma alimentação equilibrada e praticam atividades físicas, não terão muitos problemas se consumirem esporadicamente pequenas quantidades de bebidas alcóolicas.

Mas atenção, estou fazendo de uma latinha de cerveja ou uma taça de vinho no final de semana, e não todos os dias, hein! Lembre-se: equilíbrio é tudo!

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios