Notícias de saúde

Má alimentação aumenta risco de lesões durante corridas

22 de julho de 2025 (Bibliomed). Uma pesquisa realizada na Universidade do Sul da Austrália mostra que a nutrição adequada vai além da melhora no desempenho esportivo: ela também é essencial para prevenir lesões, especialmente em mulheres que praticam corrida de longa distância.

A revisão sistemática analisou quase 6.000 corredores adultos e identificou uma forte ligação entre baixa ingestão de energia e gordura e o aumento do risco de lesões em corredoras. As mulheres lesionadas consumiam, em média, 450 calorias e 20 gramas de gordura a menos por dia em comparação com aquelas sem lesões. Já os corredores (homens e mulheres) que apresentaram lesões por estresse ósseo tinham em comum uma ingestão reduzida de fibras, cerca de 3 gramas a menos por dia do que os corredores não lesionados.

Curiosamente, o consumo de proteínas, carboidratos, cálcio e álcool não demonstrou relação significativa com o risco de lesões. Para os pesquisadores, a conclusão é clara: corredores que não consomem energia suficiente deixam de atender às necessidades do corpo, o que, com o tempo, pode levar à perda de massa muscular, fadiga, desmineralização óssea e fraturas por estresse.

Os pesquisadores explicam que muitos corredores subestimam o quanto precisam se alimentar, e que quando o corpo não recebe a quantidade adequada de nutrientes, o risco de lesões aumenta.

Fonte: Journal of Science and Medicine in Sport. DOI: 10.1016/j.jsams.2025.02.001.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários