Saúde e Nutrição

Milho: pequenos grãos preciosos para a saúde

xxx


Milho é um cereal cultivado em grande parte do mundo e utilizado na alimentação animal e humana. Os primeiros registros do cultivo de milho datam de 7.300 anos e foram encontrados em ilhas do litoral do México. No Brasil, é mais comum encontrarmos o milho amarelo para consumo, mas existe uma variedade de tipos, com diferentes cores (até azul!) e tamanhos.

O milho é uma alternativa para compor o total de carboidratos na alimentação, é uma excelente fonte de fibras alimentares, que contribuem tanto para aumentar a saciedade quanto para promover a saúde intestinal, além de fortalecer o sistema imunológico, ajudar a manter a saúde da pele e a diminuir os níveis de colesterol LDL, o chamado "colesterol ruim".

Este ceral tem vitaminas A, B1 e B3, além de minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Possui, também, antioxidantes, como o ácido fítico que ajudam na absorção de zinco e ferro. Ele pode ser consumido cozido ou assado, sozinho ou em receitas doces e salgadas, além de fornecer óleo que é muito utilizado na culinária.

Cada 100 gramas de milho verde (o mais consumido no Brasil) cozido têm em média 98 calorias. Em termos de comparação, cada 100 gramas de arroz branco cozido têm cerca de 130 calorias, enquanto um pão francês tradicional - que tem cerca de 50 gramas - tem uma média de 140 calorias. A vantagem do milho em relação a esses alimentos é que ele é mais rico em fibras, o que aumenta a saciedade.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios