Saúde e Nutrição

Por que o iodo é adicionado no sal?

xxx

Sempre vemos notícias falando sobre os malefícios do consumo excessivo de sal para a saúde. Contudo, você sabia que no sal é adicionado uma substância essencial para a saúde? É o iodo.

O iodo é um mineral utilizado na síntese dos hormônios produzidos pela glândula tireoide. A deficiência nesse nutriente pode levar a problemas na tireoide, como o bócio, e afetar o desenvolvimento físico e intelectual das crianças.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, na década de 1950, cerca de 20% dos brasileiros tinham distúrbio por deficiência de iodo, e para tentar resolver esse problema, o governo federal publicou, em 1956, o Decreto no 39.814, que tornou a iodação do sal uma medida de saúde pública obrigatória.

O sal que usamos na cozinha é composto de sódio, cloro e fortificado com iodo. Como não é segredo para ninguém, o consumo exagerado de sal faz mal à saúde, aumentando o risco de doenças cardíacas, prejudicando rins, ossos, estômago e cérebro, além de aumentar a retenção líquida, causando inchaços.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica o consumo máximo de 5 gramas de sal por dia. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo médio do brasileiro é mais que o dobro: 12 gramas diários!

Mas, Isolda, o que devemos fazer então: consumir ou não o sal? Como sempre digo: tudo na alimentação se resume ao equilíbrio. Sempre que possível, devemos evitar o consumo do sal. Respeitando a quantidade limite para consumo diário, você pode sim usar na preparação dos seus pratos. Lembrando que pessoas com problemas cardiovasculares, como hipertensão, devem sempre perguntar ao médico sobre qual a quantidade indicada para seu consumo.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios