Notícias de saúde

BRASIL: Interditado Sal com Baixo Teor de Iodo no Rio de Janeiro

São Paulo, 7 de Fevereiro de 2001 (eHealthLA). O secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Gilson Cantarino, determinou a interdição cautelar e suspensão da venda e do uso do sal refinado Bom Sal, da Companhia Brasileira de Sal, fabricado em fevereiro de 2000 e com validade de dois anos.

Em análise laboratorial foi constatado que o produto apresenta teor de iodo de 9,8 miligramas por quilo, índice abaixo do mínimo permitido pela legislação (40 miligramas por quilo). Todos os estabelecimentos comerciais, tais como restaurantes e supermercados, terão que retirar o produto da exposição ao consumidor.

A ingestão do iodo previne contra o bócio endêmico, doença que provoca a dilatação da glândula tireóide. Além disso, a falta da substância causa hipotireoidismo congênito, má formação da glândula, e retardo psicomotor em crianças. Além destes aspectos, o iodo é uma parte fundamental dos hormônios da tireóide.

As mulheres grávidas não devem se descuidar: a falta de iodo nesse período pode comprometer o feto. Nesse caso, a criança pode nascer com cretinismo, surdez e nanismo. E ele está mais ao nosso alcance do que se imagina. “O sal de cozinha é a melhor forma de suprir nossas necessidades de iodo”, afirma a nutricionista Sílvia Cozzolino, da USP. Isso porque, no Brasil, é obrigatório que o sal seja enriquecido com o mineral.

Desde 1983, o Ministério da Saúde obriga os fabricantes a adicionar iodo ao sal (de 40 a 100 miligramas por quilo), para atender ao Programa de Combate ao Bócio Endêmico.

Características

Os principais sinais de deficiência são: Bócio (o famoso papo), retardo mental e hipotireoidismo (condição que causa fadiga crônica, apatia e aumento de peso, entre outros sintomas).

Boas fontes: Além do sal de cozinha, o iodo é encontrado principalmente em peixes de água salgada.

Recomendações diárias: 150 microgramas, o equivalente a 2 filés médios de peixe. Mas, geralmente, apenas o sal da comida já garante o suprimento do organismo humano.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários