Notícias de saúde

Consumo de sal aumenta risco de doença renal crônica

23 de abril de 2024 (Bibliomed). Uma pesquisa abrangente envolvendo 465.288 participantes sugere que a frequência autorrelatada de adicionar sal aos alimentos está significativamente associada a um maior risco de doença renal crônica (DRC) na população em geral. Os resultados, provenientes de um estudo de coorte, indicam que as associações foram mais pronunciadas entre os participantes com uma taxa de filtração glomerular estimada mais elevada e índice de massa corporal ou nível de atividade física mais baixos.

O estudo, que avaliou participantes de 37 a 73 anos sem DRC no início, coletou dados do UK Biobank entre 2006 e 2010, seguido por um acompanhamento prospectivo para diagnóstico de doenças. A análise dos dados ocorreu de outubro de 2022 a abril de 2023.

"As descobertas sugerem que adicionar sal aos alimentos está associado a um aumento no risco de DRC na população em geral, destacando o possível valor de limitar o menor consumo de sal para reduzir o risco de DRC", destacou o estudo.

O estudo levanta a hipótese de que a frequência autorrelatada de adicionar sal aos alimentos pode refletir a preferência de sabor salgado a longo prazo de uma pessoa, e como o consumo de sal já foi associado a um maior risco de doenças cardiovasculares, os resultados enfatizam a importância de práticas alimentares conscientes para a saúde renal.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.49930.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários