Saúde e Nutrição

Pitaia: dê uma chance para essa fruta que ajuda a emagrecer!

xxx

Também conhecida como "fruta do dragão", devido à sua casca que lembra escamas, a pitaia é o fruto de algumas espécies de cactos nativos das regiões da América Central e México. São reconhecidas cerca de 25 espécies de pitaia, que hoje são cultivadas em países como Israel, China e Brasil.

Apesar da aparência externa um tanto peculiar, a pitaia tem uma polpa doce e suculenta, que é rica em fibras e antioxidantes, além de ter pouquíssimas calorias: 100 gramas têm, em média, 50 calorias! Isso a torna uma ótima opção para quem está em dieta para perda de peso.

Por ser rica em fibras, vitaminas e alto teor de água, a pitaia facilita a digestão e ajuda a regular o intestino. Ela também tem oligossacáridos que auxilia na produção de probióticos. A fruta tem vitaminas B, C e E, e suas várias pequenas sementes tem ácidos graxos essenciais, como o ômega 3, que ajudam no controle do colesterol e diabetes, além de proteger contra doenças cardiovasculares e a proteger as células, devido à ação anti-inflamatória.

A pitaia pode ser consumida em sucos, vitaminas, sobremesas, misturada a iogurtes ou picada em saladas, e suas cascas podem ser usadas na preparação de chás, mas, como sempre frisamos aqui, o ideal é consumi-la in natura, para não quebrar as fibras.

Então, já sabe: quando encontrar essa fruta na feira, dê uma chance! Tenho certeza que você não vai se arrepender.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em fitoterápicos, especializando em obesidade e emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios