Saúde e Nutrição

Pimenta emagrece?

xxx

Muito utilizada na culinária para temperar pratos salgados, as pimentas podem ter sabor picante, ardido ou mais adocicado, a pimenta tem diferentes tipos e cores, e a sensação de ardência provem de dois componentes principais, a capsaicina e a piperina, que quando entram em contato com as células nervosas da boca e mucosas podem estimular e acelerar o metabolismo local, dilatando os vasos e aumentando o fluxo sanguíneo, como a capsaicina; ou através de ação causticante, queimando as células superficiais da mucosa atingida, caso da piperina.

A pimenta é rica em vitaminas A, B1, B2, C e K, além de niacia e flavonoides. Ela possui propriedades antioxidantes, antibacterianas, anti-inflamatórias e analgésicas, o que confere às pimentas a capacidade de aliviar dores e inflamações, promover o bem-estar, controlar o colesterol e aumentar a saciedade.

Muitas pessoas acreditam que a pimenta tem o poder de emagrecer, e muito disso devido a ser um alimento termogênico. Sinto informar, mas isso é um mito! Alguns estudos até relacionam a capsaicina presente na pimenta com a melhora do desempenho físico, mas isso não é suficiente para promover o emagrecimento. O que digo - e repito sempre - é: o que emagrece é déficit calórico! Ou seja, gastar mais calorias do que se ingere.

 

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em fitoterápicos, especializando em obesidade e emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios