Saúde e Nutrição

Posso comer a gordura da picanha?

xxx

 

No churrasco ela é a grande estrela: a picanha. Mas, pode comer a gordurinha da carne? Essa é a dúvida do Luiz Carlos Maia.

A gordura da picanha é rica em gordura saturada, a nossa recomendação de ingestão diária de gordura saturada é 10% do valor energético ingerido. Por exemplo: em uma dieta de 2.000 calorias/dia, pode - se ingerir, no máximo, 200 calorias de gorduras saturadas. É preciso ter cuidado para não ultrapassar esse valor, pois o excesso de gordura saturada pode aumenta os níveis de colesterol no sangue, o que pode levar ao entupimento das artérias cardíacas e aumentar a chance de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).

Outro grande problema que vejo na gordura da picanha é que ela para ficar saborosa, a gordura precisa ser bem tostada, e para que isso aconteça, a picanha precisa ser exposta a uma temperatura muito alta, fazendo com que se forme uma substância chamada acroleína, que é cancerígena.

Então pode comer sim a gordura da picanha desde que não ultrapasse os 10% do valor energético ingerido e sem tostar a gordura para que não se forme acroleína.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em fitoterápicos, especializando em obesidade e emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios