Notícias de saúde

Substitutos não calóricos de gordura podem trazer ganho de peso

23 de junho de 2011 (Bibliomed). Alguns alimentos são feitos com substitutos sintéticos de gordura para a redução de calorias da comida. Mas um novo estudo mostra que o uso dessas substâncias pode causar o ganho de peso do consumidor.

Pesquisadores da Universidade Purdue (EUA) fizeram um experimento com ratos em que metade dos animais foi alimentada com comidas ricas em calorias e gordura, e a outra metade recebeu alimentos pouco calóricos e gordurosos. Alguns dos animais em ambos os grupos também receberam em alguns dias chips de batata light, feitos com olestra, um substituto de gordura que não contém calorias e que não é digerido pelo organismo.

Os ratos que ingeriram alimentos ricos em gordura e também comeram os chips light ganharam mais peso e desenvolveram maiores quantidades de tecido adiposo do que os animais que comeram apenas alimentos altamente calóricos e gordurosos.

Outros resultados do estudo mostram que mesmo após os chips serem retirados das dietas dos ratos do grupo que ingeriam mais calorias, os animais não perderam o peso extra.

Os pesquisadores dizem que com base nas suas descobertas é possível afirmar que uma dieta focada em baixas calorias e pouca gordura é uma estratégia mais eficaz para o emagrecimento do que o uso de substitutos de gordura.

A pesquisa foi publicada no periódico Behavioral Neuroscience.

Fonte: UPI 21 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários