Notícias de saúde

Vaping causa mudanças biológicas que podem gerar doenças graves

06 de janeiro de 2022 (Bibliomed). Vaping, sem tabagismo prévio, está ligado a mudanças biológicas que podem causar inflamação, levando a doenças, descobriu realizado pela University of Southern California, nos Estados Unidos. Segundo os autores, os produtos químicos usados nos vapores dos cigarros eletrônicos afetam a função celular, causando inflamação crônica. Embora esses efeitos biológicos tenham sido encontrados independentemente do tabagismo anterior, as mudanças são mais extensas em pessoas que fumam.

A equipe de pesquisa descobriu anteriormente que os usuários de cigarros eletrônicos desenvolvem algumas das mesmas alterações moleculares relacionadas ao câncer no tecido oral que os fumantes de cigarros. Eles também descobriram que a vaporização está associada a mudanças biológicas semelhantes.

Para o novo estudo, os pesquisadores dividiram 82 participantes adultos saudáveis ??em três grupos, incluindo vapers atuais fumantes e não fumantes e não-vapers. Os pesquisadores então conduziram uma busca em todo o genoma por mudanças na regulação do gene entre esses participantes e usaram mais modelagem de computador para determinar se a interrupção do gene foi separada do tabagismo anterior.

Eles descobriram que, tanto para vapers quanto para fumantes, os genes mitocondriais são alvos preferenciais das desregulações gênicas, e ambas as populações apresentavam desregulação significativa dos genes da resposta imune.

Os pesquisadores explicam que quando as mitocôndrias se tornam disfuncionais, elas liberam moléculas-chave que podem funcionar como sinais para o sistema imunológico, desencadeando uma resposta imunológica que leva à inflamação, o que pode levar ao desenvolvimento de várias doenças, incluindo cardiovasculares, metabólicas, respiratórias e até cânceres.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-021-01965-1.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários