Notícias de saúde

Só Trabalhar e Não se Divertir Pode Causar Morte Precoce

NOVA YORK (Reuters Health) - Trabalhar durante anos sem tirar férias pode aumentar o risco de morte precoce, especialmente por doenças cardíacas, segundo pesquisadores.

"Férias podem fazer bem para a saúde", de acordo com Brooks B. Gump da Universidade do Estado de Nova York, em Oswego, e Karen A. Matthews da Universidade de Pittsburgh, Pensilvânia.

Os pesquisadores observaram a relação entre as taxas de mortalidade por diversas causas e a frequência de férias em mais de 12 mil homens que participaram de um estudo sobre fatores de risco para doença coronariana (CHD).

As diferenças nas taxas de mortalidade foram mais notáveis entre os 13 por cento dos participantes que nunca tiravam férias e os 26 por cento que relataram tirar cinco períodos de folga por ano, indicou o relatório.

O grupo dos cinco períodos anuais de folga apresentou apenas dois terços do risco de morrer durante os nove anos do estudo comparado ao grupo que não tirou férias.

O grupo que tirou cinco períodos anuais de folga foi particularmente poupado das mortes por CHD.

De acordo com o trabalho publicado na edição de setembro/outubro da Psychosomatic Medicine (Medicina Psicossomática), as mortes por CHD entre as pessoas que tinham férias frequentes foram 40 por cento menos comuns que entre os que não tiveram férias.

As taxas de mortes por causas não relacionadas ao coração foram parecidas para os dois grupos, observaram os autores.

As diferenças nas taxas de morte persistiram mesmo depois de analisados fatores como fumo, níveis de colesterol, pressão sanguínea, idade e tipo de personalidade, entre outros.

"Não tirar férias ou folgas por um ano inteiro pode colocar a pessoa em risco aumentado para doenças cardiovasculares", disse Gump em entrevista à Reuters Health.

"Ainda precisamos realizar mais pesquisas para entender o motivo", acrescentou.

"Mesmo que o mecanismo específico desta associação ainda seja desconhecido, as descobertas sugerem a importância de considerar os benefícios para a saúde de comportamentos restauradores, como as férias. Férias podem não apenas ser agradáveis, mas melhorar a saúde", concluíram os pesquisadores.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários