Notícias de saúde

Viagens de férias com crianças exigem cuidados especiais

20 de janeiro de 2014 (Bibliomed). Viajar com crianças é uma experiência que, apesar de gratificante, exige cuidados específicos, que vão desde a escolha do destino até a atenção especial com a saúde.

Antes de viajar é necessário definir o destino, estabelecendo um roteiro de viagem e se informando sobre as condições do local e os possíveis problemas que podem ocorrer ao longo da estadia.

Fazer uma consulta médica um ou dois meses antes da viagem, atualizando as vacinas indicadas para a região a ser visita é fundamental, bem como não esquecer a carteirinha do convênio de saúde.

O horário da viagem também deve ser calculado, sempre se optando por aqueles com trânsito mais livres e de menor calor, especialmente se as crianças forem pequenas.

Na hora de preparar a mala, deve-se evitar bagagem desnecessária, mas ficar atento para não esquecer os documentos das crianças. Se o menor não for acompanhado com o responsável legal, deve ser providenciada uma autorização junto à Vara da Infância e da Juventude, e se apenas um dos pais for ao exterior com o filho, o parceiro deve dar uma autorização legal.

As roupas levadas devem ser adequadas ao clima do local, e, sob orientação médica, deve-se preparar um KIT medicação com anti-térmico, anti alérgico, anti emético, repelente, protetor solar, curativos adesivados e não se esquecer das medicações de uso pessoal contínuo.

Cuidar da alimentação, verificar as condições de higiene de restaurante e lanchonetes e se hidratar são dicas válidas tanto para o tempo de viagem quanto para a estadia.

Por fim, é preciso cuidados na prevenção de acidentes, sendo que as crianças não devem realizar atividades sem a supervisão de um adulto.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria, 14 de janeiro de 2014

Férias fazem bem à saúde. Saiba mais em Boa Saúde
Quais são as doenças tropicais mais comuns em viagens? Leia em Bibliomed

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários