Notícias de saúde

Suplementos vitamínicos e fitoterápicos podem prejudicar funcionamento de medicamentos tradicionais

06 de novembro de 2012 (Bibliomed). Suplementos vitamínicos, naturais ou artificiais, podem afetar o funcionamento dos medicamentos tradicionais. A conclusão é de estudo realizado na Escola Chinesa de Medicina, na China, que será publicado na revista International Journal of Clinical Practice.

O Dr. Hsiang-Wen Lin e seus colegas realizaram um levantamento de várias publicações sobre o tema, no qual foram revisados 54 artigos científicos e 31 estudos de campo. Esses geraram 213 compostos minerais, vitamínicos ou fitoterápicos, 509 medicamentos comerciais e 882 interações.

Os pesquisadores descobriram que os principais sinais de interações adversas dos medicamentos ocorriam com suplementos de magnésio, cálcio e ferro, além das plantas medicinais ginkgo biloba e erva de São João.

Os riscos potenciais da interação entre os medicamentos tradicionais e suplementos podem resultar em situações brandas, como dores no peito, no abdômen e na cabeça, mas podem gerar problemas mais sérios, como doenças cardíacas.

A principal causa das interações (42%) é que os suplementos alteram a farmocinética dos medicamentos, ou seja, eles interferem no processo pelo qual a droga é absorvida, distribuída, metabolizada e eliminada do corpo.

Entre as 152 contraindicações identificadas, as mais frequentes ocorreram no sistema gastrointestinal (16.4%), sistema neurológico (14.5%) e doenças genito-urinárias (12.5%).

Os medicamentos que apresentam o maior número de interferências são varfarina, insulina, aspirina digoxina e ticlopidina. Já nos fitoterápico, as maiores interferências ocorrem com linhaça, equinácea e ioimbina.

Fonte: Diário da Saúde, 05 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários