Notícias de saúde

Vitamina E Protege Músculos em Exercícios com Pesos

Por Joene Hendry

NOVA YORK (Reuters Health) - A vitamina E é conhecida por ser importante na formação de glóbulos vermelhos e proteger membranas de células musculares de lesão durante exercícios aeróbicos, como a corrida. Agora, resultados preliminares de um estudo mostram que suplementos de vitamina E também podem proteger essas membranas durante exercícios de resistência, como levantamento de peso.

Bruce W. Craig, da Universidade Ball State, em Muncie, Indiana, apresentou as descobertas no sábado, durante o encontro da Sociedade Americana de Psicologia, em Portland, Maine.

No estudo, 11 homens sem treinamento, com idade média de 25 anos, passaram por três semanas de treinamento de peso. Seis participantes tomaram uma cápsula diária de 1.200 Unidades Internacionais de vitamina E, enquanto os outros cinco tomaram placebo (pílula inativa).

Craig e sua equipe analisaram os níveis de creatina cinase -- uma enzima indicadora de lesão muscular -- no sangue de cada homem. Eles mediram a enzima após 'testes de força': três sequências de levantamento de peso superior e inferior do corpo.

"Os suplementos de vitamina E protegeram a membrana muscular", disse Craig à Reuters Health. Os homens que tomaram vitamina E apresentaram um aumento nos níveis de creatina cinase após 48 horas do último teste de força.

Em homens que não tomaram vitamina E, no entanto, esse "fator de lesão muscular apareceu antes -- em seis horas e 24 horas após o último teste de força", afirmou Craig.

Ele acrescentou que a suplementação de vitamina E não afetou a capacidade de força dos homens.

Os pesquisadores também descobriram uma diferença na resposta à insulina - o hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue - entre homens que tomaram suplementos de vitamina E e aqueles que usaram pílulas placebo. Pessoas que desenvolveram diabete do tipo 2, ou diabete de início na vida adulta, perderam sua sensibilidade ao hormônio.

Craig disse, no entanto, que estudos futuros são necessários para verificar os resultados observados nessa pesquisa.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários