Notícias de saúde

Software gratuito desenvolvido no Brasil ajuda na avaliação da postura

01 de outubro de 2012 (Bibliomed).  Pesquisadores do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um software para avaliação postural que auxilia profissionais de saúde, como enfermeiros e fisioterapeutas, no diagnóstico e resolução de problemas físicos.

Chamado de Avaliação Postural do Laboratório de Biofísica, ou, simplesmente, ApLoB, o programa tem código aberto e gratuito, o que permite que seja aprimorado ou sirva de base para outros programas do gênero.

O programa foi desenvolvido pelo engenheiro Carlos López Noriega em seu mestrado e é capaz de medir precisamente tamanhos e ângulos. Através da inserção de uma foto, o software faz a medição das diferentes partes da anatomia da pessoa através de uma escala fornecida.

Dessa forma, é possível determinar o tamanho dos ossos, identificar problemas posturais, descobrir o ângulo de curvatura do pescoço em relação aos ombros, ou detectar um defeito na coluna. O diagnóstico final, contudo, é feito pelo profissional de saúde.

O programa de Noriega teve como base outro software, desenvolvido por seu orientador, o professor Marco Duarte. Chamado de Software de Avaliação Postural (Sapo), esse programa já é muito utilizado pela comunidade cientifica pela sua capacidade de realizar mais medições e cruzar, automaticamente, os dados em diversas tabelas, que auxiliam ainda mais o trabalho do profissional de saúde. O ApLoB, entretanto, possui uma linguagem de programação mais simples e acessível, o que permite seu aprimoramento.

Fonte: Agência USP, 26 de setembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários