Notícias de saúde

Medicamentos para pressão alta podem aumentar riscos de câncer de lábio

13 de setembro de 2012 (Bibliomed). Alguns medicamentos que tratam a pressão alta podem aumentar os riscos de que o paciente desenvolva câncer de lábio.

De acordo com um novo estudo, pessoas que tomaram o medicamento hidroclorotiazida por cinco anos ou mais tinham maiores probabilidades de desenvolverem a doença do que pessoas que não consumiram a droga.

Todos os participantes do estudo eram caucasianos e os resultados se mantiveram mesmo após os pesquisadores considerarem se o paciente era fumante ou não – fator que aumenta os riscos desse tipo de câncer.

Isso pode ocorrer porque a hidroclorotiazida aumenta a sensibilidade ao sol. Assim, pessoas que fazem uso de medicamentos que provocam esse efeito têm mais chances de desenvolverem problemas de saúde relacionados ao sol.

Para evitar o problema, médicos receitando esse tipo de medicamento devem verificar se o paciente é de alto risco e discutir formas de proteção.

A pesquisa foi publicada no periódico Archives of Internal Medicine e desenvolvida por pesquisadores do Kaiser Permanente Medical Care Program, nos Estados Unidos.

Fonte: Live Science, 10 de setembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários