Notícias de saúde

Consumo de álcool por jovens aumenta risco de AVC no futuro

11 de novembro de 2022 (Bibliomed). Pessoas entre 20 e 30 anos que bebem quantidades moderadas a pesadas de álcool podem ter maior probabilidade de ter um acidente vascular cerebral (AVC) quando mais velhos, se comparados a pessoas da mesma idade que não bebem ou bebem pouco.

Realizado na Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, o estudo examinou registros de um banco de dados nacional de saúde coreano para pessoas na faixa dos 20 e 30 anos. Eles fizeram quatro exames de saúde anuais, foram questionados sobre o consumo de álcool a cada ano e foram acompanhados por uma média de seis anos.

Os participantes do estudo foram questionados sobre o número de dias por semana em que bebiam álcool e o número de bebidas padrão que tomavam a cada vez. As pessoas que bebiam 105 gramas ou mais por semana - igual a 15 gramas por dia, ou um pouco mais de uma bebida por dia - foram consideradas bebedoras moderadas ou pesadas. Bebedores leves consumiram menos de 105 gramas de álcool semanalmente, ou menos de 15 onças por dia.

Os jovens adultos que bebiam de moderado a pesado por dois ou mais anos do estudo tinham cerca de 20% mais chances de ter um AVC do que os bebedores leves ou não. No entanto, à medida que o número de anos de consumo moderado a pesado aumentou, também aumentou o risco de AVC: principalmente AVC hemorrágico, ou AVC causado por sangramento no cérebro. Pessoas com dois anos de consumo moderado a pesado tiveram um risco aumentado de 19%, que subiu para 22% após três anos e 23% após quatro anos de consumo.

De acordo com os pesquisadores, mesmo considerando outros fatores de risco para um AVC, como pressão alta, tabagismo e índice de massa corporal, o maior consumo de álcool foi associado a maior chance de ter um AVC.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000201473.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários