Notícias de saúde

Dormir na mesma cama que filhos reduz níveis de testosterona em homens

10 de setembro de 2012 (Bibliomed). Pais que dormem na mesma cama ou no mesmo quarto que seus filhos podem sofrer quedas nos seus níveis de testosterona.

Pesquisadores analisaram pais filipinos que compartilhavam o quarto ou a cama com bebês e viram que seus níveis de testosterona caíam mais durante a noite do que em homens que não tinham o mesmo hábito. Os níveis do hormônio se elevavam novamente quando eles acordavam.

O estudo foi feito com base em quatro anos de pesquisa, mas a comunidade médica o recebeu com algumas ressalvas, devido às diferenças culturais entre as Filipinas e outros países.

Mesmo com os fatores culturais, o estudo fornece dados que ajudam na compreensão da noção de que apenas os corpos das mães se adaptam ao cuidado dos filhos.

“Isso nos sugere que a paternidade ativa tem uma história profunda na espécie humana e nos nossos ancestrais. Para algumas pessoas, a idéia social de que cuidar dos seus filhos é um componente chave da masculinidade pode não ser nova, mas nós vemos evidências biológicas crescentes que sugerem que machos têm há muito tempo assumido esse papel”, explica o pesquisador Lee Gettler.

A pesquisa foi publicada no periódico PloS ONE.

Fonte: Live Science, 5 de setembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários