Notícias de saúde

Mudanças no estilo de vida podem preservar os níveis de testosterona em homens

23 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Os níveis de testosterona nos homens permanecem bastante estáveis até os 70 anos. Depois disso, a produção do hormônio sexual masculino começa a diminuir, indicam novas pesquisas.

Isto levanta a questão: a perda de testosterona entre os idosos é realmente uma função do processo normal de envelhecimento? Ou poderá refletir outros problemas de saúde que frequentemente enfrentam os homens à medida que envelhecem?

Ambas podem ser verdade, dizem os investigadores, com a obesidade, a pressão arterial elevada, a diabetes e até o estado civil entre os fatores que parecem reduzir os níveis de testosterona, em conjunto com a idade. Quando a testosterona cai, o resultado pode ser aumento da fraqueza e fadiga, diminuição do desempenho sexual, perda de massa muscular e maior risco de diabetes e demência.

Em estudo realizado na University of Western Australia, pesquisadores analisaram 11 estudos da Austrália, Europa e América do Norte, envolvendo cerca de 25 mil homens no total. Todos os estudos foram realizados antes de 2020. Em cada um deles, os níveis de testosterona nos homens foram medidos repetidamente ao longo do tempo usando uma técnica chamada espectrometria de massa.

Coletivamente, os dados revelaram que “em média, os níveis de testosterona são mais baixos nos homens mais velhos em comparação com os homens mais jovens”. Mas a análise também indicou que as concentrações de outro hormônio que aumenta a testosterona – LH (hormônio luteinizante) – aumentam após os 70 anos.

Enquanto isso, descobriu-se que uma ampla gama de outros fatores contribuem para um declínio da testosterona após os 70 anos. Estes incluíram doenças cardíacas, histórico de tabagismo, câncer, diabetes, pressão alta, excesso de peso corporal, atividade reduzida e até casamento.

Em particular, descobriu-se que o excesso de peso ou a obesidade têm “uma associação muito mais proeminente” com níveis mais baixos de testosterona, em relação apenas à idade avançada. Homens com mais de 70 anos que tomaram medicamentos para controlar níveis elevados de colesterol também apresentaram níveis de testosterona ligeiramente mais baixos. Quanto ao casamento e aos relacionamentos de longo prazo, ambos foram considerados como tendo um impacto na redução da testosterona entre os idosos.

Para os pesquisadores, esses resultados indicam que uma série de fatores sociodemográficos, de estilo de vida e médicos influenciam os níveis de testosterona nos homens, e isso precisa ser considerado quando os médicos interpretam os resultados de testosterona de homens individuais, já que os níveis de testosterona podem ser mais baixos do que o esperado na presença dessas condições, em vez de serem sempre devido a um problema relacionado à idade com os testículos.

Fonte: Annals of Internal Medicine. DOI: 10.7326/M23-0342.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários