Notícias de saúde

Estudo Vincula Hormônio do Crescimento ao Sono em Homens

CHICAGO (Reuters) - Normalmente, os homens perdem o sono à medida que envelhecem, possivelmente provocando mudanças nos níveis hormonais que podem levar ao aumento da cintura, perda de memória e mais problemas de sono, afirmaram pesquisadores da Universidade de Chicago na terça-feira.

O estudo, realizado com 149 homens saudáveis entre 16 e 83 anos, sugeriu que ajudar homens a dormir mais pode fornecer indiretamente uma forma de terapia hormonal que ajudaria a prevenir alguns efeitos indesejáveis do envelhecimento.

Monitorando o padrão de sono e níveis hormonais, o pesquisador Eve Van Cauter, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriu que homens entre 36 e 50 anos apresentavam uma tendência menor a entrar no estágio mais profundo do sono durante os picos de secreção do hormônio do crescimento.

O resultado foi uma queda de 75 por cento nos níveis de hormônio do crescimento entre adultos jovens e de meia-idade, com menos declínio do sono continuando com o avançar da idade.

"Enquanto que as implicações clínicas da diminuição do sono profundo ainda não são claras, a relativa deficiência do hormônio do crescimento dos idosos está associada ao aumento do tecido de gordura e da obesidade abdominal, à redução da massa muscular e da força e à diminuição da capacidade de realizar exercícios", afirmou Van Cauter, em artigo no Journal of the American Medical Association.

Um outro hormônio analisado no estudo foi o cortisol, que cientistas acreditam ter um impacto na cognição e memória e também pode fazer com que os homens acordem com maior frequência com queda dos suas taxas no organismo.

Os níveis de cortisol diminuem em homens com mais de 50 anos quando o sono fica mais fragmentado e menos tempo é gasto no movimento rápido dos olhos (REM), momento do sono em que a secreção do hormônio pode chegar a pico.

Van Cauter afirmou que oferecer a homens estratégias para ajudá-los a ter um sono mais tranquilo à medida que eles envelhecem pode "representar uma forma indireta de terapia hormonal com possíveis consequências benéficas à saúde".

Especialistas destacaram que a recomendação de terapia hormonal para homens pode colaborar com seus padrões de sono, o que pode aumentar os níveis hormonais. Entretanto, eles afirmaram que isso ainda precisa ser testado.

Dan Brauner, da Universidade de Chicago, disse que a terapia com o hormônio do crescimento, que já foi considerada uma fonte potencial de juventude, produziu resultados confusos e alguns efeitos colaterais indesejáveis em adultos mais velhos.

"O que as pessoas precisam agora é de higiene do sono... onde a cama é para dormir. Não deite na cama assistindo TV. Não tome estimulantes (como café) antes de ir para cama. Levante da cama na mesma hora todos os dias", aconselhou Brauner.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários