Notícias de saúde

Quer emagrecer? Tenha um diário

19 de julho de 2012 (Bibliomed). Para quem pensa que diário é coisa de adolescente, engana-se. Segundo pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, mulheres que desejam perder peso devem manter um diário alimentar no qual gravem seu consumo de alimentos e bebidas. As mulheres devem, ainda, evitar pular refeições e comer em restaurantes.

Os pesquisadores analisaram dados de 123 mulheres com sobrepeso ou obesas, sedentárias, com idades entre 50 e 75 anos, que foram aleatoriamente designados para dois tipos de intervenções durante um ano: um grupo que fazia dieta, e outro que fazia dieta e exercícios físicos. Algumas foram orientadas a fazer um diário de outras não.

Os resultados mostraram que as mulheres que mantiveram um diário alimentar perderam cerca de seis quilos a mais do que aquelas que não adotaram a prática. Além disso, aquelas que relataram ter pulado refeições emagreceram cerca de quatro quilos a menos do que as que fizeram todas as refeições corretamente. As mulheres que almoçavam em restaurante com frequência perderam cerca de dois quilos a menos do que as que não o faziam sempre.

Os pesquisadores afirmam que qualquer pessoa pode fazer um diário alimentar, pois esse não precisa ser nada extravagante. Pode ser um caderno, um bloco de papel ou feito no computador, para quem preferir. O importante, segundo os pesquisadores, é ser honesto no registro de tudo que se come, e, se preciso, ler no rotulo dos alimentos as porções. O diário deve ser completo, incluindo detalhes como a forma de preparo do alimento e a adição de coberturas ou condimentos. O diário deve estar sempre acessível e deve ser atualizado logo que se acaba de comer ou ao final do dia, nunca se esquecendo de nenhum alimento.

O estudo foi publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.

Fonte: UPI, 17 de julho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários