Notícias de saúde

Compulsão alimentar pode estar relacionada a outros vícios

16 de julho de 2012 (Bibliomed). Pessoas que têm um histórico de compulsão alimentar podem correr maiores riscos de terem comportamentos relacionados a vícios, como o uso de drogas.

De acordo com a pesquisadora americana Patrícia Sue Grigson, “o consumo excessivo de comida, como a compulsão alimentar, se tornou problemático. Dado às características em comum desses dois tipos de distúrbio, não é surpreendente que a co-ocorrência de distúrbios alimentares e de abuso de substâncias seja alta”.

A pesquisadora e seus colegas encontraram uma ligação entre o consumo excessivo de gordura e desenvolvimento de comportamentos relacionados ao uso da cocaína em ratos de laboratório.

Os pesquisadores usaram os ratos para analisar se um histórico de consumo excessivo de gordura aumentaria comportamentos de vício em cocaína nos animais, que foram divididos em quatro grupos com dietas diferentes: ração normal para ratos, acesso contínuo a uma fonte de gordura, uma hora de acesso diário a uma fonte de gordura, e uma hora de acesso a uma fonte de gordura nas segundas, terças e quartas-feiras.

Os resultados mostraram que os ratos que tinham acesso à gordura três vezes por semana (o grupo com maior restrição ao alimento) desenvolveram comportamentos compulsivos com a comida.

Essa descoberta sugere que as condições que promovem o comportamento excessivo relacionado a uma substância aumentam as chances de que o indivíduo comece a se comportar da mesma forma com outras.

A pesquisa foi publicada no periódico Behavioral Neuroscience.

Fonte: UPI, 12 de julho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários