Notícias de saúde

Distúrbios da tireoide podem causar problemas na gravidez

26 de junho de 2012 (Bibliomed). Pesquisa realizada no Medical College and Hospital, na Índia, sugere que as mulheres grávidas devem ser rastreadas para disfunção da tireoide nos três primeiros meses de gestação. Segundo os pesquisadores, a disfunção tireoidiana durante a os primeiros meses de gravidez aumenta significativamente o risco de complicações graves.

O hormônio da tireoide, produzido pela glândula tireoide, ajuda a regular o processo de transformar alimentos em energia. Contudo, a produção de hormônios excessivamente baixa, conhecido como hipotireoidismo, pode causar sintomas como fadiga, sensibilidade a temperaturas frias, constipação e depressão.

Se não tratado durante a gravidez, o hipotireoidismo pode ser associado a um risco aumentado de aborto, morte fetal, baixo peso da criança ao nascer e outras complicações sérias. Embora pesquisas anteriores sugiram que mulheres com disfunção tireoidiana moderada ou hipotireoidismo subclínico também são mais propensas a sofrer complicações, o nível de risco era incerto.

O estudo indiano constatou que a disfunção tireoidiana, mesmo leve - que não preenche os critérios para hipotireoidismo, aumentou consideravelmente o risco de problemas graves. Em comparação com as mulheres grávidas com função tireoidiana normal, o risco foi duplicado para o trabalho de parto precoce, o aborto prematuro, baixo peso ao nascer e sete vezes maior para complicações durante o parto.

Os resultados da pesquisa foram apresentados na 94ª reunião anual da Sociedade de Endocrinologia, em Huston, nos Estados Unidos.

Fonte: UPI, 24 de junho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários