Notícias de saúde

O transtorno bipolar pode ter efeitos positivos?

11 de maio de 2012 (Bibliomed). Um novo estudo desenvolvido na Inglaterra (na Universidade Lancaster) mostra que pessoas que sofrem de transtorno bipolar – uma condição que causa alterações extremas de humor – sentem que a doença pode trazer aspectos positivos para suas vidas.

Dez participantes do estudo disseram que o transtorno amplifica algumas experiências internas vivenciadas por eles. Um homem, cujo nome não foi divulgado em proteção à sua privacidade, disse que “é quase como se (o transtorno) abre algo no cérebro que não estaria ali de outra forma, e eu vejo cores mais vividamente do que eu via antes... Então eu acho que a melhora do meu acesso a música e arte são algo pelo qual eu sou grato ao transtorno bipolar. É quase como uma lupa que fica entre isso e eu mesmo”.

A maioria dos participantes via sua doença como um dom que permitia que eles tivessem experiências que não seriam possíveis de outra forma. “Nós ficamos surpresos com a paixão e o entusiasmo com os quais algumas pessoas falaram dos aspectos positivos da experiência bipolar. A entrevistadora sentiu nostalgia pelos seus próprios episódios de variação de humor e a equipe de análise ficou com a sensação de que eles estavam perdendo algo por não terem tido essas experiências”, escreveram os pesquisadores.

A bipolaridade é vista como algo extremamente negativo, e pesquisas associam a doença a aspectos negativos como o desemprego, abuso de substâncias ilícitas, problemas de relacionamento familiar e suicídio. Mas o foco apenas nessas questões é reducionista e determina que a experiência é inteiramente negativa. Avaliar os pontos positivos da condição pode ajudar os profissionais médicos a entenderem o porquê de os pacientes terem sentimentos conflitantes em relação ao tratamento.

O estudo foi publicado no periódico Journal of Affective Disorders.

Fonte: Live Science, 9 de maio de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários