Notícias de saúde

Medicamentos de controle de colesterol podem prevenir Parkinson 

14 de março de 2012 (Bibliomed). Medicamentos utilizados no controle do colesterol podem ajudar na prevenção do Mal de Parkinson, especialmente para pessoas com menos de 60 anos de idade.

Um novo estudo mostra que durante um período de 12 anos, pessoas que estavam tomando estatinas para diminuir o nível do seu colesterol tinham riscos 26% menores de desenvolverem Parkinson. Para os participantes do estudo que tinham menos de 60 anos e que estavam tomando esses medicamentos, o risco foi reduzido em 69%. Já para pessoas acima dessa idade os medicamentos não tiveram o mesmo efeito.

Os resultados encontrados foram mantidos mesmo quando os pesquisadores avaliaram outros fatores que poderiam ter diminuído os riscos da doença. Mas ainda assim, o estudo deve ser interpretado com cuidado.

Cerca de 30% das pessoas que tomam estatinas geralmente tomam também outro medicamento para redução do colesterol. Além disso, as estatinas abaixam níveis da coenzima Q na corrente sanguínea. Essa substância é conhecida por ter efeitos protetores contra o Mal de Parkinson e está até mesmo sendo testada como um possível tratamento para a condição.

Para que esse e outros efeitos adversos das estatinas sejam compreendidos é necessário que mais pesquisas sobre o tema sejam feitas. “Já que as mudanças cerebrais associadas ao Mal de Parkinson ocorrem ao longo de anos ou décadas, (...) será desafiador criar experimentos clínicos que observem as diferenças modestas encontradas nesse estudo”, afirma o pesquisador Dr. Fatta Nahab.

O estudo foi publicado no periódico Archives of Neurology.

Fonte: Live Science, 12 de março de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários