Notícias de saúde

Remover ovários antes dos 43 anos pode aumentar risco de Parkinson

18 de outubro de 2023 (Bibliomed). Mulheres que tiveram ambos os ovários removidos antes dos 43 anos têm um risco aumentado de desenvolver a doença de Parkinson ou parkinsonismo, sugere estudo da Clínica Mayo em Rochester, nos Estados Unidos.

O Parkinson é um distúrbio progressivo que afeta o sistema nervoso e partes do corpo controladas pelos nervos. Os sintomas incluem tremores, rigidez e lentidão dos movimentos. Muitas vezes é acompanhada por demência, distúrbios do sono e problemas intestinais e da bexiga. Parkinsonismo é um termo geral para lentidão de movimento, juntamente com rigidez, tremor ou perda de equilíbrio.

O estudo incluiu dados de 2.750 mulheres que fizeram cirurgia para remover ambos os ovários, seja para uma condição benigna, como endometriose ou cisto, ou para prevenir o câncer. Elas foram comparadas com 2.749 mulheres que não haviam se submetido à cirurgia.

Para cada 48 mulheres com menos de 43 anos no momento da cirurgia, uma mulher adicional desenvolveu Parkinson em comparação com mulheres da mesma idade que não tiveram seus ovários removidos. No entanto, o risco de Parkinson foi menor em mulheres que receberam estrogênio após o procedimento e até os 50 anos de idade em comparação com mulheres que não receberam.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.38663.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários