Notícias de saúde

Deficiência de vitamina D pode estar associada à disfunção erétil

10 de dezembro de 2015 (Bibliomed). Cerca de 40% dos homens com mais de 40 e 70% das pessoas com idade superior a 70 são incapazes de atingir e manter uma ereção, disseram os pesquisadores. A deficiência de vitamina D afeta até 40% dos adultos americanos, de acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças.

Baixos níveis de vitamina D poderiam estar associados com a disfunção erétil, sugere um novo estudo da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins. Pesquisadores analisaram dados de mais de 3.400 homens americanos, de 20 anos e mais velhos, que não tinham doenças cardíacas. Trinta% eram deficientes em vitamina D, o que significa que os seus níveis eram inferior a 20 nanogramas por mililitro de sangue. E 16% tinham disfunção erétil.

A deficiência de vitamina D esteve presente em 35% dos homens com disfunção erétil, em comparação com 29% das pessoas sem a disfunção eréctil, segundo o estudo.

Os pesquisadores concluíram que os homens com deficiência de vitamina D tinham 32% mais probabilidade de serem impotente do que aqueles com níveis de vitamina D adequados. Esta associação se manteve mesmo depois de os autores do estudo introduziram outros fatores associados à disfunção erétil, como beber, fumar, diabetes, pressão arterial mais elevada, inflamação e certos medicamentos.

Os pesquisadores enfatizaram que suas descobertas são observacionais e não provam causa e efeito. São necessárias mais pesquisas para determinar se há uma ligação direta entre os níveis de vitamina D baixa e disfunção erétil. Se for esse o caso, eles disseram que pode levar a novas abordagens de tratamento.

O estudo foi apresentado na reunião anual 2015 da American Heart Association, em Orlando, na Flórida.

Fonte: American Heart Association, 2015, Orlando, Flórida.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários