Notícias de saúde

Nova variante do COVID-19 pode surgir durante as Olimpíadas, diz médico

31 de maio de 2021 (Bibliomed). Naoto Ueyama, o chefe do Sindicato dos Médicos do Japão, disse em uma coletiva de imprensa do Clube de Correspondentes Estrangeiros do Japão que os Jogos Olímpicos podem ser o local de novas infecções, da geração de uma nova cepa do novo coronavírus e colocar em risco a vida de atletas e da população local. A declaração de Ueyama contradiz afirmações anteriores feitas por membros do Comitê Olímpico Internacional. Segundo ele, as vacinas e os testes de vírus não evitarão que as variantes se espalhem durante as Olimpíadas.

Com "tantas variedades mutantes chegando a um lugar em uma cidade", há uma "oportunidade para diferentes cepas se fundirem ou se fundirem" para criar uma nova variante perigosa, disse Ueyama. O Japão já está lutando com uma quarta onda da pandemia COVID-19 e as autoridades locais "não podem negar a possibilidade de até mesmo uma nova cepa do vírus potencialmente emergente", completou.

As declarações de Uyema foram veiculadas na mídia estrangeira, mas não foram incluídas nos principais jornais japoneses da quinta-feira. O primeiro-ministro Yoshihide Suga levantou questões de saúde enquanto o país lida com milhares de novos casos diariamente, mas ele não propôs o cancelamento das Olimpíadas, o que se traduziria em perdas massivas, de aproximadamente bilhões de dólares, para a economia local.

Ueyama disse que o governo japonês está aderindo à difícil decisão de realizar os Jogos porque eles abrigam uma "ilusão ingênua" de que o evento pode simbolizar a vitória sobre a pandemia. O chefe do Sindicato dos Médicos do Japão também disse que o Japão está próximo ao último lugar entre os países da OCDE nos testes COVID-19, uma chave para combater a pandemia e prevenir a propagação do vírus. O COI defendeu sua decisão, citando "evidências científicas" que mostram que as condições são seguras o suficiente para receber atletas internacionais no Japão.

Fonte: United Press International. May 27, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários