Notícias de saúde

Velocidade do crescimento do cérebro indica inteligência em bebês prematuros

17 de outubro de 2011 (Bibliomed). Para bebês prematuros, a velocidade com a qual o cérebro cresce pode ser um fator das habilidades mentais futuras da criança. Esse fato pode ser um indicativo da importância do período anterior ao parto para o crescimento cerebral. Interrupções nesse processo (como o parto prematuro) poderiam levar a doenças e problemas cognitivos.

Pesquisadores da Imperial College (Inglaterra) examinaram 82 crianças que nasceram antes de terem completado 30 semanas de gestação (sendo que uma gravidez normal dura entre 38 e 42 semanas). Logo após o nascimento, os pesquisadores fizeram exames de ressonância magnética nesses bebês, repetindo o procedimento na data em que a gestação das crianças teria sido completada caso não tivesse ocorrido o parto prematuro.

Nenhum dos bebês tinha danos cerebrais e enquanto alguns fizeram a ressonância apenas uma vez, outros fizeram o exame até oito vezes. Como esse procedimento utiliza magnetismo, e não radiação, as crianças não correram riscos.

Ao completarem 2 e 6 anos de idade, os participantes do estudo fizeram testes de inteligência.  Uma análise desses testes mostrou que a taxa de crescimento do córtex cerebral dos bebês durante o período do estudo estava associada aos resultados obtidos pelas crianças nos testes, que mediram atenção, linguagem, memória, planejamento e a conceituação de números.

Os bebês cujos córtices cerebrais cresceram entre 5% e 10% a menos que os de outras crianças tiveram notas mais baixas do que o normal nos testes de inteligência administrados aos 6 anos.

De acordo com os estudiosos, os resultados da pesquisa podem ajudar médicos e cientistas a compreenderem o que acontece nos cérebros de crianças prematuras que faz com que esses bebês tenham problemas cognitivos no futuro. Os pesquisadores não sabem se os resultados encontrados seriam válidos para crianças que ficaram o tempo ideal em gestação.

Fonte: Live Science 12 de outubro de 2011-10-14

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários