Notícias de saúde

Zinco melhora memória e aprendizado

07 de outubro de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores canadenses descobriram que o zinco desempenha um papel importante na regulação da forma como os neurônios se comunicam uns com os outros, o que afeta a memória e o aprendizado.

Há mais de 50 anos os cientistas buscam, explicações sobre a atuação do mineral no corpo humano. Foram encontradas altas concentrações de zinco em vesículas sinápticas - uma parte do neurônio que armazena neurotransmissores, mas, na época, década de 1960, não foi possível identificar os motivos para tal fato

No estudo atual, os pesquisadores projetaram uma substância chamada ZX1 que se liga rapidamente com o zinco depois que ele é liberado das vesículas, antes que ele consiga completar sua jornada através da sinapse. Esse experimento permitiu aos estudiosos observar como os neurônios se comportam quando privados de zinco.

Os pesquisadores estudaram os neurônios no hipocampo, região do cérebro que está associada com a aprendizagem e formação da memória. O estudo descobriu que a remoção de zinco interfere em um processo chamado de potenciação de longa duração, o que reforça a conexão entre dois neurônios, e parece ser importante para a memória e aprendizagem.

Fonte: UPI, 06 de outubro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários