Notícias de saúde

Hormônio pode ajudar na perda de peso

06 de outubro de 2011 (Bibliomed). Uma nova descoberta aponta que o hormônio orexina pode exercer um papel no controle do ganho de peso. A deficiência desse hormônio poderia explicar como algumas pessoas engordam e outras não, apesar de comerem os mesmos alimentos.

Pesquisadores do instituto de pesquisa Sanford-Burnham (EUA) desenvolveram um estudo com o objetivo de analisar a relação entre o hormônio e a obesidade, criarando ratos deficientes em orexina. Esse grupo de ratos e um grupo de ratos saudáveis foram alimentados durante seis semanas com uma dieta rica em gordura. Os ratos sem a deficiência engordaram 15% do seu peso, sendo que os ratos que não tinham a orexina engordaram 45%.

Os cientistas recolheram amostras da gordura marrom dos animais. Esse tipo de tecido adiposo nos ratos que não tinham orexina era mais imatura, e os genes cuja expressão estava funcionando na gordura marrom dos ratos saudáveis estavam inibidos nos ratos sem orexina.

“Sem a orexina, os ratos são permanentemente programados para serem obesos. Com ela, a gordura marrom é ativada e eles queimam mais calorias”, afirma Denvajan Sikder, pesquisador do estudo. “Nosso estudo dá uma possível razão do motivo porque algumas pessoas estão acima do peso apesar do fato de que elas não comem demais”, completa.

A deficiência da orexina já foi detectada em pessoas que sofrem de narcolepsia e existem estudos que mostram uma ligação entre baixos níveis do hormônio e a obesidade.

Suplementos da orexina poderiam ser uma forma de ajudar pacientes na perda de peso, mas os resultados do estudo ainda são preliminares e efeitos colaterais poderiam complicar o tratamento. A orexina deixa a pessoa mais desperta e dificulta o sono. Assim, mais estudos são necessários para que ela possa ser usada no combate à obesidade.

A pesquisa foi publicada no periódico Cell Metabolism.

Fonte: Live Science 4 de outubro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários