Notícias de saúde

Afro-americanos têm mais chances de desenvolver glaucoma

14 de julho de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores norte-americanos analisaram risco de desenvolvimento de glaucoma por pessoas que passaram por cirurgias oculares e descobriram que os afro-americanos apresentavam mais chances de sofrer com o problema do que os brancos.

Realizado na Washington University School of Medicine, nos Estados Unidos, o estudo encontrou maiores níveis de oxigênio nos olhos dos afro-americanos com glaucoma do que nos brancos. Segundo os especialistas, quanto maior for o nível de oxigênio, maiores são as chances de danos ao sistema de drenagem do olho, o que resulta em pressão intraocular elevada, o que pode, por sua vez, danificar o nervo óptico provocando cegueira.

O glaucoma é a principal causa de cegueira entre os afro-americanos, e esse é o primeiro estudo que consegue relacionar a doença à raça. Essa doença é seis vezes mais comum entre os negros americanos do que entre os brancos, e o número de casos de cegueira é 16 vezes maior no grupo afro.

"Nossas descobertas sugerem que pode haver diferenças fisiológicas no metabolismo de oxigênio entre Africano-americanos e brancos", diz Carla J. Siegfried, autora da pesquisa. "Em nossos estudos, nós não estávamos procurando especificamente em afro-americanos, mas a diferença racial nos níveis de oxigênio foi significativa, e acreditamos que essa observação merece um estudo mais aprofundado", completa.

Fonte: UPI, 12 de julho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários