Notícias de saúde
20 de novembro de 2013 (Bibliomed). Mulheres que tomam contraceptivos orais por três ou mais anos são duas vezes mais propensas a sofrer de glaucoma, uma das principais causas de cegueira, dizem pesquisadores das universidades da Califórnia e de Duke, ambas nos Estados Unidos, e da Universidade de Nanchang, na China.
Os pesquisadores utilizaram dados dos Centros de Controles de Doenças dos Estados Unidos que incluíam informações de 3.406 mulheres com mais de 40 anos. O estudo relevou que mulheres que utilizaram pílulas anticoncepcionais por mais de três anos tinham 2,05 vezes mais chances de relatar um diagnóstico de glaucoma.
Embora o estudo não aborde diretamente o porquê os contraceptivos aumentam o risco de glaucoma, ele indica que o uso a longo prazo pode ser uma fator de risco potencial para a doença, sendo considerado como parte do perfil de risco para o paciente, juntamente com outros fatores já existentes.
Entre os principais fatores de risco para o glaucoma estão o histórico familiar da doença, histórico de aumento de pressão intra-ocular ou defeitos existentes no campo visual. Estudos anteriores em campo mostraram que o estrogênio pode desempenhar um papel significativo na patogênese do glaucoma.
Os resultados foram apresentados na 117ª reunião anual da Academia Americana de Oftalmologia, em Nova Orleans.
Fonte: UPI, 18 de novembro de 2013
Saiba mais sobre glaucoma em Boa Saúde
Computador pode aumentar o risco de glaucoma? Descubra em Bibliomed
Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.
Veja também