Notícias de saúde

Pílula anticoncepcional pode aumentar risco de glaucoma

20 de novembro de 2013 (Bibliomed). Mulheres que tomam contraceptivos orais por três ou mais anos são duas vezes mais propensas a sofrer de glaucoma, uma das principais causas de cegueira, dizem pesquisadores das universidades da Califórnia e de Duke, ambas nos Estados Unidos, e da Universidade de Nanchang, na China.

Os pesquisadores utilizaram dados dos Centros de Controles de Doenças dos Estados Unidos que incluíam informações de 3.406 mulheres com mais de 40 anos. O estudo relevou que mulheres que utilizaram pílulas anticoncepcionais por mais de três anos tinham 2,05 vezes mais chances de relatar um diagnóstico de glaucoma. 

Embora o estudo não aborde diretamente o porquê os contraceptivos aumentam o risco de glaucoma, ele indica que o uso a longo prazo pode ser uma fator de risco potencial para a doença, sendo considerado como parte do perfil de risco para o paciente, juntamente com outros fatores já existentes.

Entre os principais fatores de risco para o glaucoma estão o histórico familiar da doença, histórico de aumento de pressão intra-ocular ou defeitos existentes no campo visual. Estudos anteriores em campo mostraram que o estrogênio pode desempenhar um papel significativo na patogênese do glaucoma.

Os resultados foram apresentados na 117ª reunião anual da Academia Americana de Oftalmologia, em Nova Orleans.

Fonte: UPI, 18 de novembro de 2013

Saiba mais sobre glaucoma em Boa Saúde

Computador pode aumentar o risco de glaucoma? Descubra em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários