Notícias de saúde

Chá de yácon em altas doses pode prejudicar o sistema renal

24 de junho de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ribeirão Preto (FCFRP) da Universidade de São Paulo (USP) analisaram o efeito que o consumo exagerado de chá de folhas de yacón tem no organismo de ratos e descobriram que esse pode causar lesões renais.

Nos testes, os animais foram submetidos a regimes de doses repetidas por um período de 90 dias. Ao final, os resultados mostraram que o chá feito a partir das folhas da planta causou lesão renal nos ratos. “A dose que lesionou os ratos equivale a três xícaras de chá consumidas diariamente por um humano de aproximadamente 70 quilos”, estima Rejane Barbosa de Oliveira, autora da pesquisa.

O yacón é de origem andina e suas raízes são consumidas cruas devido ao sabor adocicado e grande quantidade de inulina que armazena. Esse é um oligofrutano de baixo valor energético, e podem ser consumidas por pessoas com diabetes, já que não elevam os níveis de glicose sanguínea. O mesmo não é válido para o chá de suas folhas. “Caso consumam em doses repetidas, estas pessoas podem ter agravado seu quadro hiperglicêmico e estarão expostas ao risco de lesão renal”, afirma a pesquisadora.

Fonte: Agência USP, 9 de junho de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários