Notícias de saúde

Aumentou o número de crianças com distúrbios alimentares

13 de setembro de 2022 (Bibliomed). Estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que o número de crianças com algum distúrbio alimentar vem crescendo de forma significativa.

O estudo usou dados de quase 12.000 crianças nos EUA, com idades entre 9 e 10 anos, e descobriu que 5% haviam desenvolvido compulsão alimentar e outros 2,5% adotaram medidas para evitar o ganho de peso.

Os pesquisadores também descobriram que os meninos correm tanto risco de comer compulsivamente quando as meninas, apesar de os distúrbios alimentares atingirem meninas com mais frequência.

Os dados foram coletados entre 2016 e 2018 como parte do estudo Adolescent Brain Cognitive Development, o maior estudo de longo prazo sobre desenvolvimento cerebral e saúde infantil nos Estados Unidos.

Em vez de estudar distúrbios alimentares completos, os pesquisadores analisaram comportamentos de distúrbios alimentares que indicam risco futuro de desenvolver sintomas mais graves mais tarde na vida. Esses comportamentos incluíam compulsão alimentar, vômitos para controlar o peso e comportamentos como exercícios ou restrição calórica para evitar o ganho de peso.

As crianças mais avançadas na puberdade enfrentaram um risco elevado desses comportamentos, assim como as crianças com IMC mais alto (índice de massa corporal, uma medida de gordura corporal com base na altura e peso), mostraram os resultados.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2022.2490.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários