Notícias de saúde

Viagra reduz sintomas de esclerose múltipla em animais

24 de maio de 2011 (Bibliomed). Pesquisa espanhola mostrou que o sildenafil reduz drasticamente os sintomas da esclerose múltipla em animais. Publicado no Acta Neuropathologica, o estudo foi realizado na Universitat Autònoma de Barcelona, e mostrou uma recuperação quase total em cerca da metade dos animais submetidos ao tratamento apenas oito dias após o início do mesmo.

Os cientistas observaram que o tratamento com o sildenafil, se feito logo no início da doença, é capaz de diminuir a infiltração de células inflamatórias para a substância branca da medula espinhal, reduzindo danos ao axônio da célula nervosa e facilitando a reparação da mielina.

A esclerose múltipla é causada pela perda da bainha de mielina em torno dos axônios - uma projeção de longo e esguio, de uma célula nervosa que conduz os impulsos elétricos para longe do corpo celular do neurônio - afetando a capacidade dos neurônios de se comunicar e neurodegeneração em diferentes áreas do sistema nervoso central. Não há atualmente nenhuma cura para a doença, mas alguns medicamentos ajudam a combater os sintomas. A pesquisa realizada em animais é uma esperança para os mais de 25 mil brasileiros que sofrem com a doença.

Fonte: UPI, 21 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários