Notícias de saúde

Quais doenças estão relacionadas à morte por deficiência de vitamina D?

22 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Em análises estratificadas de randomização Mendeliana realizadas anteriormente, uma associação causal entre os níveis de 25-hidroxivitamina D [25(OH)D] e mortalidade foi sugerida para pessoas com baixas taxas de vitamina D.

Porém, de uma maneira geral, nenhum resultados foi documentado em estudos randomizados de suplementação de vitamina D para doenças cardiovasculares e mortalidade por todas as causas. Ainda assim, a generalização dos resultados para pessoas com baixas taxas de vitamina D não está clara.

Ao realizar análises observacionais (33 estudos prospectivos com 500.962 pessoas) e de randomização mendeliana (quatro estudos de coorte de base populacional com 386.406 pessoas de meia-idade de ancestrais europeus), pesquisadores examinaram as ligações dose-resposta entre os níveis de 25 [OH] D e risco de doença coronariana, acidente vascular cerebral (AVC) e mortalidade por todas as causas.

As análises observacionais revelaram ligações inversas entre a doença coronariana incidente, acidente vascular cerebral e resultados de morte por todas as causas com o nível de 25(OH)D em baixas concentrações de 25(OH)D.

A 25(OH)D prevista geneticamente não foi relacionada à doença coronariana, acidente vascular cerebral ou mortalidade por todas as causas, em análises genéticas em toda a população.

No entanto, para aqueles indivíduos com deficiência de vitamina D (nível de 25 [OH] D<25nmol/L), fortes evidências de análises genéticas apoiaram uma ligação inversa significativa com todas as causas de morte, mas existe ligações inversas consideradas apenas como não significativas para acidente vascular cerebral e doença coronária.

Assim, de acordo com este estudo, as análises estratificadas de randomização Mendeliana sugerem uma relação causal entre as concentrações de 25(OH)D e mortalidade para indivíduos com baixo status de vitamina D.

Fonte: The Lancet Diabetes & Endocrinology. DOI: 10.1016/S2213-8587(21)00263-1.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários