Notícias de saúde

Desemprego aumenta o risco de mortalidade

06 de abril de 2011 (Bibliomed). Pesquisa norte-americana sugere que o crescimento da taxa de desemprego aumenta em 63% o risco de mortalidade prematura entre homens. Eran Shor, professor e sociólogo da Stony Brook University, chegou a essas conclusões após revisar pesquisas realizadas ao logo de 40 anos com mais de 20 milhões de pessoas em 15 países.

Um dado curioso levantado pela pesquisa de Shor é o de que, independente dos programas para redução da mortalidade dos sistemas de saúde, a correlação entre desemprego e um maior risco de morte foi a mesma em todos os países abrangidos pelo estudo.

Segundo o pesquisador, até agora, uma das grandes questões na literatura tem sido sobre se as condições de saúde pré-existentes, como diabetes ou problemas cardíacos, ou comportamentos, como beber, fumar ou usar drogas, podem levar tanto ao desemprego quanto a um maior risco de morte.

"O que é interessante em nosso trabalho é que descobrimos que as condições de saúde preexistentes não tiveram qualquer efeito, sugerindo que a relação da mortalidade e desemprego é provavelmente bastante causal. Isso provavelmente tem a ver com o estresse que o desemprego causa e o status socioeconômico negativo que gera, que leva a uma pior saúde e maiores taxas de mortalidade”, diz Shor.

A pesquisa mostrou também que a taxa de mortalidade relacionada a desemprego é maior entre os homens (78%) do que entre as mulheres (37%). Segundo os resultados encontrados por Shor, o risco de mortalidade é maior para pessoas com idade média de 50 anos.

"Nós suspeitamos que, até hoje, não ter um emprego é mais estressante para os homens do que para as mulheres. Quando um homem perde o emprego, ainda hoje significa, muitas vezes, que a família se tornará mais pobre e sofrer de várias formas, que por sua vez pode ter um impacto enorme na saúde do homem, levando-os a fumar, beber ou comer e reduzindo a disponibilidade de uma alimentação saudável e serviços de saúde", completa o pesquisador.

Fonte: EurekAlert, 04 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários