Notícias de saúde

Cientistas Britânicos Produzem Células Hepáticas

LONDRES (Reuters) - Cientistas britânicos disseram que eles conseguiram desenvolver células hepáticas a partir de células precusoras do sangue, uma descoberta que pode substituir a necessidade de transplantes de fígado.

Durante o experimento, pesquisadores conseguiram demonstrar que células precursoras do sangue - um tipo de célula não -diferenciada chamada de célula-tronco que, normalmente, se desenvolve em célula sanguínea - também podem se transformar em células hepáticas.

De acordo com os pesquisadores britânicos, cientistas poderão regenerar o tecido hepático através de um recurso relativamente simples, injetando células-tronco da medula óssea do próprio paciente em seu corpo. "O potencial é enorme; você pode repovoar o fígado com células sanguíneas", disse Nick Wright, do Fundo Imperial para Pesquisa do Câncer, Inglaterra.

Wright explica que, teoricamente, pode-se retirar células-tronco da medula óssea de uma pessoa com hepatite - uma doença do fígado -, modificá-las para que fiquem resistentes e injetá-las na corrente sanguínea, de modo que elas irão formar novas células hepáticas.

Pesquisadores da Imperial College de Londres, da University College de Londres e do Fundo Imperial para Pesquisa de Câncer afirmaram, em artigo na revista Nature, que as células-tronco podem ser facilmente coletadas de um paciente e estimuladas a se desenvolverem em células hepáticas através de manipulação de seu meio ambiente.

"Nossos resultados devem contribuir para o desenvolvimento de tecido humano para o uso em um contexto terapêutico", afirmaram os pesquisadores. "Há uma carência de fígados para transplante, mas há também muita preocupação sobre o uso de células-tronco de embriões para repovoar o fígado. Nossa técnica não tem essas limitações éticas", acrescentou Wright.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários