Notícias de saúde

Instrumentos musicais de crianças podem ter bactérias e fungos

17 de março de 2011 (Bibliomed). Tocar instrumentos musicais é um ótimo hobby para crianças, mas eles devem ser bem cuidados e frequentemente higienizados.

Um estudo analisou a presença de bactérias e fungos em instrumentos de sopro de uma escola nos Estados Unidos. 117 partes de 13 instrumentos foram examinadas, sendo que seis dos instrumentos haviam sido tocados a menos de uma semana do experimento e os restantes não eram tocados há um mês.

Os resultados encontraram 442 tipos diferentes de bactérias, 58 tipos de mofo e 19 tipos de leveduras (um tipo de fungo). Muitos desses organismos estão associados a doenças alérgicas e algumas espécies de bactérias encontradas, como a Staphylococcus, podem causar infecções.

“Muitas crianças participam na banda de suas escolas e frequentemente os instrumentos que eles tocam estão sob empréstimo. “Muitos desses instrumentos foram tocados por outros estudantes, e sem a higienização apropriada, bactérias e fungos podem prosperar por semanas e até mesmo meses após o último uso”, diz R. Thomas Glass, autor do estudo.

Para evitar essas infestações os instrumentos devem ser limpos após cada uso e não apenas no local onde a boca é colocada, já que as bactérias podem se instalar em todas as partes do instrumento.

O estudo foi publicado na edição de março/abril do periódico General Dentistry.

Fonte: UPI 16 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários