Notícias de saúde

Identificação da estrutura do HDL pode explicar como esse protege o organismo

15 de março de 2011 (Bibliomed). Cientistas da University of Cincinnati determinaram a estrutura do colesterol HDL em humanos. Conhecido como “colesterol bom”, o HDL ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos e derrames. O estudo, liderado por W. Sean Davidson, pode explicar como essa gordura ajuda na prevenção dessas doenças.

O HDL é um conjunto de proteínas e gorduras que transporta o colesterol a locais determinados do corpo. Vários estudos tentam criar medicamentos que aumentem as taxas de HDL no organismo, trabalhando em conjunto com drogas que reduzam o "colesterol ruim” (LDL). A pesquisa de Davidson pode ajudar nesse processo.

Estudos com um derivado sintético do HDL mostram que uma proteína abundante nesse, a apolipoproteína AI, desempenha um papel fundamental no cardioprotetores do HDL e tem propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes.

"Infelizmente, nós sabemos muito pouco sobre os detalhes moleculares que explicam os efeitos protetores do HDL", explica Davidson. "Uma das principais razões para isso é a quase total falta de compreensão da estrutura de HDL e como ela interage com outros fatores importantes do plasma."

Utilizando técnicas espectroscópicas e de espectrometria de massa para o estudo de HDL, os cientistas descobriram que as proteínas de HDL formam uma estrutura tipo gaiola, que encapsula a sua carga de graxos. Através desses, eles determinaram que a maioria das partículas de HDL circulantes no plasma humano são notavelmente similares na estrutura, mas, encontraram evidências de que as partículas têm um movimento de torção ou absorvedor de choque que lhes permite adaptar-se às mudanças no teor de partículas de gordura.

Através desses resultados, os cientistas foram capazes de concluir que a maioria das interações fisiológicas que ocorrem com o HDL, incluindo os seus movimentos de torção que ocorrem na superfície da partícula, que é dominado pelo cardioprotetor proteína apolipoproteína AI.

"Este trabalho apresenta os primeiros modelos detalhados de HDL no plasma humano e tem importantes implicações para a compreensão das interações fundamentais no plasma que modulam suas funções de proteção no contexto da doença cardiovascular", diz Davidson.

Fonte: Nature Structural & Molecular Biology, 13 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários