Notícias de saúde

IMC alto aumenta risco de morte entre asiáticos

25 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Quanto maior o Índice de Massa Corporal dos asiáticos maior é o risco de morte entre eles. É o que afirma estudo realizado com mais de um milhão de asiáticos e publicado no New England Journal of Medicina desta semana.

Estudos anteriores que avaliaram a associação entre o IMC e o risco de morte, em sua grande maioria, são realizados em populações de ascendência européia. A atual definição de sobrepeso e obesidade baseia-se essencialmente em critérios derivados desses estudos.

"A validade desses critérios na população asiática ainda não foi determinada. Uma grande parte dos asiáticos são muito magros e os efeitos de uma taxa IMC baixo sobre o risco de morte não foram bem avaliado até agora", diz Wei Zhen, um dos autores da pesquisa.

Incluindo japoneses, chineses e coreanos, a pesquisa analisou as taxas de mortalidade e o estado de saúde de 1,1 milhão de pessoas, e observaram menor risco de morte entre os indivíduos com IMC na faixa de 22,6 a 27,5, que é considerado normal ou ligeiramente acima do peso. Aqueles com IMC superior a 35 apresentaram 50% mais chances de morrer que os demais. O mesmo acontece com pessoas cujo IMC é inferior a 15. Considerados muito abaixo do peso, o risco de morte entre esses indivíduos também é alto.

Fonte: New England Journal of Medicina, 21 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários