Notícias de saúde

Novo diagnóstico de pneumonia pode salvar vidas

22 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores desenvolveram uma forma mais eficiente de diagnosticar a pneumonia. Os testes usados atualmente são apenas 40% eficazes e diagnósticos mais exatos poderão salvar milhares de pessoas em todo o mundo.

Todo ano 2,4 milhões de pessoas morrem da doença, que é uma inflamação dos pulmões. Em lugares subdesenvolvidos, como na África, sudeste da Ásia e no oeste do Mediterrâneo, uma criança morre de pneumonia a cada 15 segundos. Nesses locais é difícil encontrar tratamentos apropriados e o uso exagerado de antibióticos faz com que as bactérias sejam mais resistentes aos medicamentos. Uma nova forma de diagnóstico deixaria mais claro qual tratamento deve ser usado para o caso do paciente, reduzindo o uso desnecessário de antibióticos.

A nova técnica de diagnóstico foi desenvolvida pelo Georgia Institute of Technology, nos Estados Unidos. O paciente tosse dentro de um aparelho que separa as partículas de ar que vêm do pulmão e as analisa. As bactérias presentes na boca normalmente contaminam o ar vindo dos pulmões, por isso é importante que haja uma separação.

“Nosso objetivo é prover uma medicina melhor, a preços econômicos para pacientes e hospitais”, diz a estudante Taylor Bronikowski, envolvida no desenvolvimento da técnica. “Nós queríamos uma solução global, para que os pacientes em nações em desenvolvimento pudessem pagar por ela”.

Fonte: Georgia Tech 1 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários