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Distúrbios de sono prejudicam 10% das crianças no início da vida escolar

05 de dezembro de 2008 (Bibliomed). Até 10% das crianças começam sua vida escolar já sofrendo de problemas de sono, que podem atrapalhar seu desempenho escolar e causar problemas de comportamento, segundo estudo alemão publicado na revista Deutsches Ärzteblatt International. Analisando, através de entrevistas com pais, 1,4 mil crianças que estavam começando a estudar, os pesquisadores descobriram que 5% das crianças tinham dificuldades em cair no sono, de manter o sono ou acordavam no meio da noite. E esses problemas eram duas vezes mais freqüentes entre as crianças que não tinham horário fixo para ir para a cama. Outros distúrbios menos freqüentes observados foram o terror noturno (0,5%), caminhar dormindo (0,1%) e pesadelos freqüentes (1,7%). Embora o estudo não tenha mostrado problemas em crianças que assistem à televisão antes de ir para a cama, aquelas que tinham uma TV em seu quarto acordavam com mais freqüência durante a noite. E outros fatores indicados como relacionados ao pior sono foram alergias, infecções e, principalmente, o estresse familiar. De acordo com os especialistas, os distúrbios do sono aumentam os riscos de fadiga e de problemas psicológicos em geral, incluindo hiperatividade e estresse emocional. “Esses resultados implicam que problemas de sono e distúrbios emocionais estão intimamente conectados, e ressaltam a importância de se diagnosticar problemas de sono em crianças pequenas”. Fonte: Deutsches Ärzteblatt International. Novembro de 2008.

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