Notícias de saúde

Portadores de artrite reumatóide devem procurar dormir bem

16 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). De acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine, a qualidade de sono de pacientes com artrite reumatóide está associada ao controle dos sintomas da doença e qualidade de vida do paciente.

A artrite reumatóide é uma doença auto-imune que causa inflamação nas articulações, causando dor e podendo debilitar a pessoa.

O estudo acompanhou 162 pacientes da doença. 76% eram mulheres e essas pessoas tinham em média 58.5 anos e haviam sido diagnosticadas a mais de dois anos. Os participantes responderam uma série de questionários, dando informações sobre seus sintomas, hábitos e qualidade de vida em geral. As perguntas abordaram a qualidade de sono, depressão, incapacitação funcional, níveis de dor e fatiga.

Os resultados mostraram que a qualidade do sono afeta a capacitação funcional de portadores de artrite reumatóide de forma indireta. 61% dos participantes da pesquisa dormiam mal e 33% disseram que a dor incomodava seu sono pelo menos três ou mais vezes na semana. O estudo estabeleceu uma relação entre dormir mal e dores mais severas, o que está consistente com resultados de outro estudo que sugere que pertubações durante o sono podem aumentar as dores sentidas por pacientes de artrite reumatóide e adultos sadios.

A Dra. Faith S. Luyster, líder da pesquisa, afirma que "os resultados esclarecem a importancia de abordar reclamações relacionadas ao sono de pacientes com artrite reumatóide. Ao tratar problemas de sono de forma farmacológica ou comportamental, os sintomas e limitações de atividades relacionadas à artrite podem ser reduzidos."

Fonte: EurekAlert! 15 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários